Monday, May 17, 2010

Visto EUA em SP: Algumas dicas

Acabei de voltar de São Paulo, onde fui pra tirar um visto acadêmico pros Estados Unidos. Gostaria de compartilhar algumas dicas que podem ser úteis pra quem for passar pelo mesmo processo.

Hospedagem: Eu recomendo o hotel Intercity Nações Unidas, que até onde eu sei é o mais barato nas proximidades do consulado. A estadia no fim de semana é mais barata. Eu paguei uma diária de R$ 155 (mais taxas) ficando de Domingo para Segunda-feira (minha entrevista de visto foi na Segunda). Tem um ponto de táxi na frente do hotel. Para a janta, há uns restaurantes acessíveis na Fernandes Moreira (a rua do hotel). Não recomendo a comida do hotel, que é extremamente cara e não vale o preço.

Caixas eletrônicos: Vá com dinheiro para o consulado para pagar as taxas consulares e sedex, que vão dar mais de cem reais dependendo do visto. Se você precisar de caixa eletrônico, há vários deles no Carrefour da Rua Alexandre Dumas, a cerca de duas quadras do Intercity. Tem caixa eletrônico do Banco do Brasil, Santander, Unibanco etc.

Celular, Ipod etc no consulado: Nenhum eletrônico é permitido dentro do consulado, e eles não têm mais guarda-volumes dentro do consulado. Portanto, ou não leve eletrônicos na entrevista, ou deixe as suas coisas em um dos guarda-volumes que existem na frente do consulado por sua conta e risco (foi o que eu acabei fazendo).

DS-160: O sistema de preenchimento de informações para visto mudou, e agora é tudo online, através do formulário DS-160. Eu tive uma experiência ruim com este sistema: a cada 20 minutos/meia hora o sistema me desconectava, e todas as informações que eu tinha digitado eram perdidas. A solução é a cada 20 minutos salvar um arquivo com as informações do formulário, que pode ser importado caso você seja desconectado. É dose, eu sei. Outra: você vai levar no mínimo uma hora preenchendo este formulário.
 
Locations of visitors to this page