Friday, July 2, 2010

Assessoria Estatística na UFRGS

Durante o nosso trabalho muitas vezes precisamos realizar um tratamento estatístico cuidadoso dos dados para atingir determinados objetivos científicos. Quando trabalhamos com dados astronômicos, surge uma vasta gama de problemas estatísticos: desde regressões lineares até tópicos mais esotéricos como estatística espacial, estatística bayesiana, bootstrapping etc etc (já ouviram falar na astroestatística?).

Infelizmente, muitas vezes falta aos astrônomos o background estatístico necessário para entender os métodos e aplicá-los corretamente! Isto tem levado a algumas iniciativas para melhorar a formação estatística dos astrônomos, por exemplo: INPE Advanced Course on Astrostatistics, Summer School in Statistics for Astronomers.

Recentemente, fiquei sabendo de uma iniciativa muito legal que existe aqui na UFRGS, através do Ângelo. É o Núcleo de Assessoria Estatística (NAE) do Instituto de Matemática. Este núcleo é composto por um grupo de estatísticos que prestam assessoria para a comunidade. Eis uma lista das áreas da estatística abrangidas pelo NAE.

Como funciona o NAE

Suponha que você tenha dúvidas sobre qual o melhor tratamento estatístico que deve ser usado nos seus dados. Ou talvez você já saiba qual técnica estatística empregar mas gostaria de entender melhor o método e sua aplicabilidade. Você pode se dirigir ao NAE ou ligar pra
eles pra agendar uma consulta. Os estatísticos vão analisar o seu problema e lhe prestar a assessoria apropriada.

É cobrada dos alunos de PG a taxa de R$ 30 para a assessoria (é cobrada uma só vez). Em vista dos possíveis insights estatísticos que você pode ter para explorar melhor os seus dados, facilitar o seu trabalho e mesmo poupar tempo, isto me parece um custo irrisório. Há alguns meses tive que me aventurar numa técnica estatística sobre a qual tinha pouco conhecimento, e certamente o NAE teria me ajudado. Infelizmente não o conhecia na época...

Enfim, fica a dica pra vocês!

NAE - Núcleo de Assessoria Estatística

No comments:

Post a Comment

 
Locations of visitors to this page