Wednesday, November 12, 2008

Converter entre UTF-8 e iso8859-1

Para quem tem problemas com os acentos quando abre os arquivos do latex em computadores diferentes este programinha pode ser útil.

Fonte: http://jfmitre.com/2006/05/convertendo-arquivos-utf-8-em-iso-8859.html

****daqui em diante foi transcrito do site acima****

Recentemente tive alguns problemas com codificação de alguns arquivos e do próprio sistema (algumas coisas ainda não resolvidas, mas isso é outro assunto!).

O fato é que tive que fazer uma pesquisa sobre como converter um tipo de arquivo em outro. O que me impressionou não foi a dificuldade de achar uma solução, mas a complexidade de algumas soluções que eu encontrei. Pensei que certamente tal complexidade não seria necessária e estava certo !

Encontrei uma dica no rodapé do site das FunçõesZZ ensinando justamente como converter o arquivo das FunçõesZZ, que é escrito em ISO-8859-1, em UTF-8.

O comando é muito simples: iconv
Faz parte da libc6, ou seja, todo mundo têm instalado, e possuí sintaxe simples.


iconv -f codificacao_de_origem -t codificacao_de_saida arquivo

Assim para converter UTF-8 para ISO-8859-1 temos:

iconv -f utf-8 -t iso-8859-1 arquivo

Para o contrário utilizamos:

iconv -f iso-8859-1 -t utf-8 arquivo

É necessário redirecionar a saida de arquivo para algum lugar, algo como:

iconv -f utf-8 -t iso-8859-1 arquivo > novo_arquivo

Sendo assim, eu acrescentei ao meu ~/.bashrc* as seguintes linhas

alias iso2utf='iconv -f iso-8859-1 -t utf-8'
alias utf2iso='iconv -f utf-8 -t iso-8859-1'

Agora quando eu quiser converter um tipo de arquivo em outro, eu só preciso usar o iso2utf ou o utf2iso

No comments:

Post a Comment

 
Locations of visitors to this page