Wednesday, June 6, 2012

Sincronizando pastas e arquivos do PC do laboratório com o PC de casa

Se você está lendo esse post, provavelmente é um aluno usuário de computador do laboratório de astronomia, ou um computador do IF. Deve também ser do teu interesse sincronizar pastas e arquivos desse computador pra um computador de casa.
Para não precisar ficar atualizando pastas com o scp, onde tu tem que transferir arquivos que tu ja provavelmente tem dentro das pastas, o comando rsync é muito útil. Ele sincroniza pastas e seus arquivos internos mantendo arquivos idênticos e transferindo arquivos diferentes.
Bom, isso é uma maravilha, mas como vou fazer isso em PCs do IF, onde tenho que passar pela frontdoor? É simples.
Para passar pelo frontdoor, posso citar outro post, do Rogério (http://astro-stuff.blogspot.com.br/2008/11/ssh-sem-senha.html):

ssh -L 2000:nomedopc:22 frontdoor do if

onde tu substitui "nomedopc" pelo nome da máquina que tu quer acessar. Para logar no PC desejado, digite:

ssh usuário@localhost -p 2000

obviamente trocando "usuario" pelo seu nome de usuário. Agora pra sincronizar uma pasta do computador do Lab/IF com o computador de casa:

rsync -avhe 'ssh -p 2000' usuário@localhost:/pasta/ /pasta/

O rsync irá então atualizar as pastas, mantendo arquivos que são iguais (assim tu não vai ficar esperando transferencia desnecessaria) e transferindo arquivos  diferentes. Pra fazer a transferência oposta, é so inverter o caminho no último comando.

OBS: Para instalar o rsync é só rodar:

sudo apt-get install rsync


No comments:

Post a Comment

 
Locations of visitors to this page